LANDERROBSON JAIRON DOS SANTOS RIBEIRO

Landerrobson Jairon dos Santos Ribeiro, “Landinho”, político brasileiro, nascido em 08 de dezembro de 1987, natural de Aracaju Sergipe, eleito vereador (PDT) pela cidade de Cristinápolis/SE, por três (03) mandatos consecutivos desde janeiro 2013.

Pais: João Batista Alves Ribeiro “in memoriam” e Ilma Alves dos Santos.

Cônjuge: Francimara Nunes França.

Filhos (A): Júlia França Ribeiro.

Estudante de Direito na Universidade Tiradentes (UNIT), família de origem simples, ainda aos 07 (sete) anos de idade perdeu seu pai, sendo o mais velho entre 04 (quatro) irmãos é grato a DEUS e, ao apoio dos seus avós maternos, Dona Minininha e o saudoso, Sr. Joaquim (in memoriam), que os ajudaram em sua criação e dos demais irmãos.

Iniciou seus estudos até o fundamental nas escolas: Colégio Municipal Leonardo Leite Neto (Bairro São Francisco de Assis) e no o Colégio Estadual Otávio de Souza Leite (centro), concluindo o ensino médio no Colégio Estadual Leonardo Gomes, no centro da cidade de Cristinápolis.

Cursou até o 6º período de Serviço Social e fez o 1º período de Administração na UNIT, polo de Umbaúba/SE; atualmente, está no 5º período do curso de Direito na mesma Universidade, na cidade de Estância/SE.

Com o incentivo e investimentos de seus avós na sua capacitação, possui diversos diplomas de cursos profissionalizantes e específicos. Nos tempos de escola sempre participou de grêmios estudantis e despertou entre os amigos, forte liderança e luta por ideais e justiça. Ainda em 2009, os amigos o convenceram e lançaram seu nome para concorrer nas eleições do Conselho Tutelar do seu município. Com o apoio de amigos, família e população, foi eleito 1º colocado, com mais de 600 votos; ali dava início a sua longínqua vida pública. Capacitou-se na área e desenvolveu um papel honroso, zelando com muita determinação pelos direitos das crianças e adolescentes, classificava cada caso com início, meio e fim, dessa forma, conseguia dar respostas contundentes a sociedade. Atuou na linha de frente no combate ao abuso e exploração sexual, com inúmeros relatórios e encaminhamentos que garantiram os direitos de crianças e adolescentes, logo ganhou notoriedade, autonomia e respeito das autoridades que fazem parte do sistema de garantias, bem como da sociedade.

Devido este empenho, foi escolhido em 2012 para representar sua categoria e o Estado de Sergipe na Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CNDCA) em Brasília/DF.

Com grande reconhecimento devido sua atuação como Conselheiro Tutelar, em 2012, afastou-se para concorrer nas eleições municipais ao cargo de vereador, aclamação feita pelos cidadãos, que não poderia deixar de ser atendida. Sem apadrinhamentos políticos, sem tradição na família no âmbito político, o mesmo filiou-se ao Partido Progressista (PP), concorreu em um grupo político de menor expressão, encabeçado pelos Srs. Manoel Almeida Fontes Filho (Manoelzinho) e Robério Rocha (Robério do Fórum) concorrendo na majoritária e mais 07 (sete) candidatos na proporcional. De mochila nas costas e seu grande amor seu avô (Sr. Joaquim) ao seu lado, conquistou os munícipes da Chapada e se elegeu vereador de Cristinápolis/SE naquele pleito eleitoral, sendo o 6º mais bem colocado com 405 (quatrocentos e cinco) votos. A motivação foi imensa, portanto até hoje busca sempre honrar o povo Cristinápolitano com mandatos ativos em prol de justiça social e, fazendo dessa, sua resistência e sustentáculo para defesa de sua bandeira.

ENDEREÇO : PRAÇA DA BANDEIRA,149 - CENTRO - CRISTINÁPOLIS/SE